KDE
Depois do lançamento do KDE 4.3, estava pesquisando para saber o que as pessoas acharam dessa nova versão, ví muitos comentários bons e alguns ruins é claro. Mas o que eu mais lí, foi sobre a melhora da velocidade, diminuição drástica de bugs e o visual mais bonito e limpo.
Resolvi verificar por mim mesmo como que estava essa nova versão, então instalei no meu Debian Squeeze (Epidemic Linux), e vou descrever como que eu fiz essa atualização do KDE 4.2.4 para o KDE 4.3 que é muito simples. Gostaria de lembrar que essa nova versão do KDE apesar de ser estável de acordo com os desenvolvedores do KDE, esta na lista de repositórios do Debian Sid (instável), então na teoria você irá instalar pacotes instáveis no seu sistema apesar de eu não ter visto nenhum tipo de problema até o momento, mas fica o aviso que qualquer problema que possa ocorrer seria de responsabilidade do usuário, só estou descrevendo a maneira que fiz para atualizar o meu sistema.
Bom… feito as considerações e avisos, vamos por mãos à obra.

01 – Primeiro, precisamos inserir o repositório do Sid em nossa sources.list, para isso abra o terminal, logue-se como root e abra o arquivo /etc/apt/sources.list no seu editor favorito. Se for o caso do editor nano, seria assim:

# nano /etc/apt/sources.list

02 – Com o arquivo sources.list aberto, insera a linha abaixo do repositório do Debian Sid:

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ unstable main contrib non-free

03 – Feito isso, salve o arquivo e feche. Vamos colocar as prioridades no arquivo preferences, abra ou crie o arquivo e cole as preferências, desse modo:

Abrindo ou criando o arquivo preferences:
# nano /etc/apt/preferences

Cole o código abaixo no arquivo que você criou ou abriu:
Package: *
Pin: release a=testing
Pin-Priority: 900

Package: *
Pin: release a=unstable
Pin-Priority: 800

Caso já tenha o arquivo criado, basta modificar os valores conforme o código acima.

04 – Agora vamos atualizar a sua lista de repositórios:

# aptitude update

05 – Para instalar o KDE 4.3, precisamos instalar pacote por pacote, não tem como instalar com o kde4-full ou alguma coisa parecida. Fiz uma lista de pacotes que estou usando e me parece que esta tudo lá, basta copiar e colocar o código abaixo no terminal:

aptitude -t unstable install kdm kdeadmin kdebase kdebase-runtime kdebase-runtime-bin-kde4 kdebase-workspace-kgreet-plugins kdebase-workspace-libs4+5 kdeedu kdegames kdegraphics kdelibs5 kdelibs5-dev kdemultimedia kdenetwork kdenlive kdepim kdepimlibs5 kdetoys kdeutils kde-icons-oxygen kde-l10n-ptbr kde-window-manager klipper kscreensaver ksysguard libkephal4 libkfontinst4 libkdecorations4 libkholidays4 libkscreensaver5 libksgrd4 libkworkspace4 libmaildir4 libnepomukquery4 libnepomukqueryclient4 libortp8 libplasma3 libplasmaclock4 libplasma-applet-system-monitor4 libplasma-geolocation-interface4 libprocesscore4 libprocessui4 libsolidcontrol4 libsolidcontrolifaces4 libsoprano4 libsoprano-dev libtaskmanager4 libweather-ion4 libzip1 plasma-widgets-addons plasma-widget-lancelot systemsettings

Pronto! Assim irá atualizar o seu KDE para a nova versão 4.3.

Na minha opnião, essa versão ficou realmente mais rápida e bonita. Estou gostando muito dessa versão e acredito que é a melhor por enquanto dos KDE4 que ja foi lançado. Espero que dê tudo certo para a atualização para vocês, como que deu para mim.

Abraços