ago
14
2009

Lançado Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1.

A Equipe de Desenvolvimento do Epidemic tem o prazer de anunciar o lançamento do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1 (Codinome Freedom).

Embora os esforços de desenvolvimento desta nova versão do Epidemic tenham sido concentrados principalmente na correção de bugs e no polimento do sistema, ela traz também algumas importantes novidades:

Desenvolvimento do Esu

O Esu é uma nova aplicação criada pela Equipe do Epidemic , ob a forma de um módulo PAM (Pluggable Authentication Module) e de um módulo para o Systemsettings (o Centro de Controle Unificado do KDE e do Epidemic), com o intuito de conferir, ao administrador do sistema, uma maior liberdade na escolha da forma como os demais usuários precisam se autenticar para executar ações que dependam de privilégios administrativos.

Com o Esu, o administrador do sistema pode escolher facilmente entre três opções diferentes para a autenticação dos usuários:

1) Autenticação sem senha, semelhante ao uso do sudo. Ideal para quando o sistema estiver rodando via LiveDVD;

2) Autentificação clicando-se em uma janela de confirmação, semelhante ao sistema de autenticação (screenshot acima);

3) Autenticação normal com senha, utilizada por padrão, quando o sistema é instalado.

Substituição do GRUB Legacy pelo GRUB2

Esta é a primeira versão do Epidemic a utilizar o GRUB2 no lugar do GRUB Legacy, tanto para a inicialização do sistema instalado quanto para a inicialização do LiveDVD. É um avanço importante para o Epidemic, pois a versão legacy do GRUB teve seu processo de desenvolvimento descontinuado em favor do GRUB2, passando a receber apenas algumas correções de bugs. Com a adoção do GRUB2 o Epidemic passa a oferecer aos seus usuários todas as novas funcionalidades deste excelente gerenciador de boot.

Introdução do suporte ao Ext4

No Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1, o sistema de arquivos Ext4 passou a ser o adotado por padrão. O Ext4 é uma grande evolução em relação ao Ext3, pois modifica importantes estruturas de dados, com reflexos diretos ma performance e confiabilidade do sitema.

Novo Kernel otimizado para a arquitetura i686

Como sempre, foi compilado um novo kernel para o Epidemic (2.6.29-epd), otimizado para a arquitetura i686, com o patch do Bootsplash, modificado pela equipe do Epidemic, além dos drivers 3d da nvidia e ati e do suporte a vários modelos de placas wireless.

KDE 4.3 e Compiz Fusion rodando direto do LiveDVD

O EpidemicGNU/Linux 3.1 Beta 1 vem com o que há de mais moderno em ambientes desktop, com o KDE 4.3 (a mais nova versão deste fantástico ambiente de trabalho) e o Compiz Fusion rodando direto do LiveDVD, proporciona uma forma fácil e divertida de interagir com as janelas do sistema, fornecendo ainda velocidade e utilidade, além de alguns efeitos impressionantes.

Se você gosta de testar programas que ainda se encontram em fase de desenvolvimento, faça o download do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 1, no link abaixo:

http://distro.ibiblio.org/pub/linux/distributions/epidemic/epidemic-3.1-b1-1-i686.iso

E aproveite e cadastre-se no fórum do Epidemic e reporte as impressões sobre o Beta.

http://www.epidemiclinux.org/forum

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="" highlight="">

Parceiros

  • A Casa do Linux Escola que oferece excelentes cursos na área de software livre.
  • C# Brasil Blog com muitas dicas interessantes sobre C#, ASP.NET, WinForm, WebForm, AJAX e muito mais.
  • Epidemic GNU/Linux Website da distribuição linux baseada no Debian testing.
  • Projetos e TI Site com informações, dicas, tutorias sobre vários aspectos no ramo da TI.
  • Sempre Update Blog com diversas informações sobre o mundo do software livre.
  • SUD.tvieira.net Blog com conteúdo sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Feedburner

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as atualização do blog:

Facebook

Lista de Links

  • Br-Linux Blog sobre o que rola no mundo do software livre.
  • Dicas-L Site com várias dicas sobre linux.
  • Distrowatch Site com informações de várias distribuições linux e com o rank de distribuições mais conhecido no mundo linux.
  • Notícias Linux Site com notícias sobre o mundo linux.
  • Viva o Linux Site com muitas informações como dicas e tutoriais sobre linux.